A tensão é grande no ambiente corporativo e os gestores administram suas rotinas diárias como se realmente estivessem por um fio, e estão!
Muitos querem ser gestores, mas, às vezes, ignoram ou desconhecem os riscos e desafios que acompanham o status da desejada posição de gestão.
- Ser capaz de combinar perspectiva futura com administração da cobrança por resultados de curto prazo;
- Ter (e manter) pensamento político;
- Capacidade de gerenciar conflitos;
- Utilizar o stress de forma produtiva para a solução de problemas;
- Gerenciar suas próprias vulnerabilidades;
- Manter-se motivado durante períodos difíceis.
Essas são algumas das problemáticas que Ronald A. Heifetz e Marty Linsky mencionam em seu livro, Leadership on the Line, que chegou ao Brasil com um título bastante sugestivo: Liderança no Fio da Navalha, publicado pela Editora Campus.
Essa é a dica do tempero de hoje, para aqueles que já são gestores e para aqueles que estão ambicionando essa promoção. Um livro muito direto, que descortina o universo gerencial e nos aponta as verdadeiras competências que um gestor deve desenvolver, para garantir resultados, visibilidade, admiração, reconhecimento, mas principalmente a saúde física e mental.
Esse livro foi indicado há um tempo por um amigo, Felipe Paiva, da Artisan, mas a conversa com um cliente me fez buscá-lo na prateleira e indicar aos que ainda não leram. Recomendo muito!!!
Bom fim de semana!
Gostou da dica e deseja comprar o livro?