Acompanhamos nas últimas semanas a polêmica revelação de que os aparelhos de iPhone, iPad e, também, o Android da Google rastreiam onde nós vamos, armazenam nossa localização geográfica, guardam nossas “pegadas digitais”. Os bilhões de dólares envolvidos em publicidade seriam o grande motivador dessa secreta e não autorizada espionagem.
Li, há cerca de um ano, Click, publicado pela Editora Globo e escrito por Bill Tancer, um especialista na análise de dados do mundo virtual, e o foco já era, há muito tempo, entender como os mecanismos de busca nos monitoram, o quê registram e como uitlizam esses dados. Achei fascinante porque me ajudou a entender um pouco mais sobre essa busca frenética das grandes corporações para conseguir armazenar e análisar a gigantesca montanha de dados do mundo virtual.
Ele expõe que tipos de vantagens podemos encontrar para nossas vidas, cotidiana e corporativa, ao termos acesso a essa monstruosa base de dados que pode revelar, através dos seus cliques diários, o que os mais de 10 milhões de usuários da rede fazem para efetivar suas escolhas, nos diferentes campos da vida, desde a afetiva até a política.
No meio desse BBB às vezes não autorizado e às vezes consentido, vale muito a pena acompanhar a análise que ele faz da nova geração de consumidores, através dos padrões de comportamento on line podemos identificar as tendências e como essa identificação pode ser valiosa.
Não percam!