Daniel Pink traz questionamentos sobre a utilização do sistema “recompensa e punição” para aumentar a motivação dos indivíduos e melhorar desempenho.
Daniel apresenta evidências, fruto de pesquisas e experimentos realizados ao longo de décadas, que comprovam que os fatores motivacionais vêm de dentro de nós. Nos comprometemos com um projeto ou atividade porque identificamos na sua realização o aumento da nossa satisfação pessoal e profissional e, principalmente, porque enxergamos significado no que fazemos, vemos alinhamento entre o nosso propósito e as metas que nos são apresentadas.
Nesse cenário, práticas como planos de incentivo de curto prazo e bonificação por desempenho são colocadas como obsoletas que, no longo prazo, nos levam a produzir menos e a limitar nossa capacidade de criação, ou seja, produzimos menos do que poderíamos, repetimos soluções de prateleira, limitamos nosso desenvolvimento e não alcançamos satisfação com aquilo que realizamos.
O que fazer então? Daniel apresenta também exercícios e um verdadeiro “kit de ferramentas” para despertar a motivação, nos outros e em nós mesmos e, por último, nos leva a uma reflexão de como podemos aplicar esses conceitos não só nas organizações, mas também na nossa vida pessoal e na educação.
Para ajudar a despertar sua motivação em ler esse fantástico e provocador livro de Daniel Pink, assista esse vídeo (em inglês) da RSA Animate que aborda o tema do livro na forma de animação.
Motive-se!
[http://www.youtube.com/watch?v=u6XAPnuFjJc]