Voltar

A Aventura de Escrever um Livro

Esse texto foi escrito para publicação no Salada Corporativa por João Pedro Torres, 13 anos, estudante, morador da cidade de São Paulo e futuro escritor.

Ao escrever um livro você consegue interagir com os leitores através dos personagens, mesmo não sabendo quem está do outro lado lendo aquelas linhas. A grande oportunidade é utilizar os personagens para dar uma mensagem de reflexão ou até mesmo de mudança.

Para o meu livro escolhi o tema adolescência. Resolvi falar de uma etapa da vida em que todos nós passamos ou passaremos. Vida de Adolescente traz os conflitos vividos quando você assume estar certo mesmo não estando, quando você quer se impor e discute com seus pais bem como, momentos em que  você quer que seus amigos se explodam. É uma época em que você é a Voz e os outros devem ser apenas Ouvidos.

Nessa fase parece que as pessoas em geral estão contra você. Seus pais acham que você deve ser melhor em tudo e os seus amigos são capazes de te criticar. Nesses momentos dá uma sensação de estar só. Assim, minha opção foi colocar esses conflitos através de uma história.

Nós escritores temos que ter bastante imaginação para criar: os personagens, os capítulos, os lugares, a história e, em primeiro lugar, definir para que público estamos nos aprofundando e, principalmente, qual é o gênero que escreveremos.

Também temos que apresentar às pessoas um novo mundo. Um mundo com mais imaginação, em que as palavras façam sentido e ao mesmo tempo consigam prender a atenção.

O bom de escrever um livro é que você pode escrever o que quiser sendo criativo, sendo exatamente como você é, sem ninguém dizer o que deve ou não escrever. Isso não quer dizer que é simples, quer dizer que é uma aventura.

Agora, quando o livro nasce, um dos maiores inimigos dos escritores são os críticos, afinal eles podem dar uma opinião favorável! ou muito negativa. A crítica infelizmente não está sob controle. Ela é o resultado do seu trabalho e, obviamente, a opinião de outra pessoa. De qualquer forma, um escritor deve seguir em frente, afinal não há aventura sem risco.

JP

João Pedro Torres
[email protected]

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

35 Comentários

JP, tenho testemunhado a sua dedicação na realização deste sonho, é impressionante a sua capacidade de retratar as angústias dos adolescentes, consigo retornar aos meus 13 anos e reviver os momentos de incertezas desta fase.
Como vc mesmo diz, siga em frente, pois não há aventura sem risco, e a vida é a melhor das aventuras.

Bj, te amo.

Seu Pai

Vá em frente. Gosto também de escrever e tenho um livro. A Mulher e o espelho. Nele retrato os conflitos e angústias humanas. Vá em frente. Os grandes escritores começaram assim. Até Shakepeare com seu “Ser ou não Ser, é a questão”.

A tarefa de traduzir sentimento em palavras é realmente dificil, ou melhor, um dom! Muito legal ter a otica do escritor e ainda mais um pequeno grande escritor.

Voce é 11!

João, fico emocionada com sua dedicação tb, como disse seu pai. Vc disse algo que eu preciso aprender melhor e acho que estou começando a querer aprender : “Não há aventura sem risco”. E olha que já não sou adolescente faz tempo……Bjs, também amo vc,

Dani

João Pedro, parabéns pela sua perseverança, adolecentes na sua idade já teriam desistido, fico contente em ver que vc não é um deles, continue nesse caminho, afinal quanto mais arduo for o caminho, maior será o prazer que vc vai usufruir no final, mas tenho certeza que vc já esta no caminho sem volta, vc é um grande escritor, pois escreve por prazer. Abraços do amigo. (Pai da Giulia)

João Pedro
Parabéns, fiquei muito emocionada com a sua atitude.Tenho certeza que esse será o primeiro de muitos outros que virão.Continue assim , estou torcendo por vc.
Bjs
Helena ( mãe da Giulia )

Querido Joao, jah tive a oportunidade de ler algumas palavras e viver, de certa forma, parte dessa aventura narrada em seu livro, qdo juntos estavamos vivendo uma grande aventura. No entanto, o que me encanta em seu desafio , alem de sua capacidade e talento natos em um brilhante jovem escritor, nao eh somente a dificuldade de colocar no papel essa especial historia que vc tem a nos contar, mas tambem de optar em escreve-la da forma mais dificil ainda, retratando a vida de um estrangeiro que chega no Brasil para estudar, ou seja, a sua propria historia ‘as avessas. Parabens pela inteligencia, pela ideia, e espero que muitos garotos e garotas que vivenciam essa experiencia possam buscar, em seu livro, um refugio para enfrentar as dificuldades, as alegrias e as surpresas de viver essa ” unique trip” . Quero ir na noite de autografos!! beijos

João Pedro,
Impressionei-me com as mensagens que vc escreveu ao leitor e os lindos parágrafos q refletem um pouco de como é a sua pessoa e sua personalidade!
Te desejo uma boa sorte na publicação do seu livro!
Sei que vc tem potencial para escrever mais e mais livros!
abraços…..
Giulia

joao um escritor é um maestro das palavras.
vc reune a maestria muito jovem pois ,é corajoso,sutil e humilde.
tenho certeza, que esse é o primero de muitos feitos dos quais teremos em vc um espelho
para FUTURAS GERAÇOES. TE AMO MUITO.
MAU

JP, você começa construir um legado que não tenho nenhuma duvida que todos que estao a sua teremos muito orgulho. Parabens e sucesso.
Pedro Coutinho

A aventura que você está disposto a viver já começou… e com o pé direito. Sua coragem de publicar o que pensa e o que sente mostra que você jà é um escritor. Sucesso!!!! bjs Carol

Olá João, Parabéns pelo texto! Sensível corajoso e transparente!

Aguardarei o lançamento to livro :).
BJo
Joseana

João Pedro, Parabéns! Você consegue expor suas idéias de um jeito muito claro e gostoso. Lendo esse texto já sei que vou gostar muito do livro. É isso aí: siga em frente sempre e corra todos os riscos. Tenho certeza que vai valer a pena. Um grande beijo.
Lélia

João Pedro, parabéns pelas suas palavras e a forma de ver e compreender esta etapa tão complexa de nossas vidas! Aguardo ansiosamente pelo livro, pois tenho certeza que me dará dicas valiosas para encarar o meu futuro “trio” de adolecentes (tenho trigêmeos de 7 anos)! Forte abraço e muito sucesso!

Não é a toa que ouço sempre falar de você, com palavras doces e de orgulho. Se este preambulo for uma
amostra do livro , já estou na fila para a compra ….
Parabéns pela sua determinação e desejo-lhe muito sucesso.
Bjs

Erika

João Pedro, que palavras tão verdadeiras! O maior dom do escritor é conseguir expressar em palavras sentimentos universais e fazer com que seus leitores sintam-se compreendidos! Vou esperar seu livro ansiosamente! Um abração!

Naiads, obrigada pela mensagem. Tenho acompanhado esse desafio e eh muito legal ver como eh dificil conectar capitulos e personagens. Bom carnaval para vcs. Bj. Renata

JP,
Estou super orgulhosa de vc e muito ansiosa para ler o seu livro.
Confio plenamente no seu sucesso, pois vc possui a qualidade necessária aos vencedores:Voce é determinado!
Te amo.
Bjs
Didi

JP,
Espero que esse livro seja o 1º de muitos outros.
Tenho certeza que suas experiências poderão nos ajudar a atravessar essa fase da vida que é extremamente complicada:a adolescência.
Te amo
Bjs
Nana

Parabéns JP! Seu livro parece muito legal e quero muito ler!!!
É muito legal a ideia de expressar o que vc sente por meio da escrita.
Siga em frente e faça vários outros livros bons como esse parece ser.
Abraços e te vejo quinta no judô.
Gustavo

João
Parabéns, desejo muito sucesso pra voce sempre! adorei o que voce escreveu
e quero muito ler o seu livro.
Beijos da sua prima

João,

Adorei o seu texto! Muito sensível e inteligente a forma que você abordou o papel do escritor.
Esse pequeno aperitivo aumentou ainda mais a minha curiosidade em ler o seu livro.
Embarque nessa aventura cheia de riscos, mas repleta de realizações. Parabéns!

Beijos

JP que bacana adoreiiiiii……….
vc sabe o quanto eu torço p vc e qd esse livro lançar eu quero um e autografado heim.
Boa sorte JP vc merece!!!!!!!!
bjs

Olha João parabéns você sou eu em versão feminina, também tenho 13 anos e também escrevi um livro com o mesmo tema…
O nome do meu livro é O diário de Rafaela, acho que nos temos muitas coisas em comum…
Me aceita no msn pra gente conversar !
Um abraço, Raíssa Marques

Parabéns JP!

Estou muito orgulhosa e feliz por vc!

Bjo Roselaine

JP! É admirável ver um menino de 13 anos com tanta determinação. Já virei fã.. rs
Parabéns!!!!

JP, acompanho o seu entusiamo desde que você começou a escrever. Fico feliz cada dia quando, chegando ao colegio você diz: Miss, miss estou muito feliz hoje!
Você é um adolescente especial! continue sendo esse menino simples, feliz e cheio de ideias.
Parabéns!

Caro João Pedro,
Também sou escritora e sei o quanto esta aventura é ao mesmo tempo deliciosa e difícil, mas minha vivência me ensinou que tudo o que fazemos com verdade e amor nos traz muita realização e sucesso.
Sou mãe de um adolescente de 14 anos e vivo neste momento a riqueza de ver o nascimento de um homem buscando seus caminhos e verdades. Confeso que as vezes não é fácil perceber que perdemos o direitom de tomar as decisões por vocês, mas a emoção e alegria de vermos nossos valores retratados em cada pequena atitude é maravilhosa.
Parabéns por sua sensibilidade e decisão de escrever sobre um tema tão importante! Pelo pouco que li, já posso afirmar que será um SUCESSO!!!
Um beijo,
Sofia

JP
Que coragem dividir com a gente a sua forma de sentir e ser. Encantador, por natureza.
Escrever sobre o que sentimos não é simples assim. Admiro!!!
Estarei na fila no dia do lançamento aguardando o abraço e o autógrafo.
Sucesso!!! E muito!!!!
bj da Lourdinha

Parabéns, JP, gostei muito do seu texto!
Assim como você, eu também aprecio muito a escrita e considero uma virtude gostar de escrever.
Estou curiosa para ler o seu livro, por favor me informe quando ele for lançado.
Com certeza será um sucesso, pela leitura deste texto podemos perceber que você realmente é talentoso.
Abraços e sucesso daqui pra frente 🙂

Que legal JP!!!
Me avise quando o livro estiver pronto.
Vc já é um sucesso!
Bjs

Oi, JP!
Gostei muito de saber que você está usando a escrita como forma de reflexão e aprendizado.
Parabéns pela sua iniciativa.