Voltar

A Cauda Longa, Chris Anderson

O livro A Cauda Longa, escrito por Chris Andrson, pesquisador e editor-chefe da revista Wired, foi para mim um divisor de águas.

Consegui compreender o potencial do mundo dos negócios on line, bem como, os possíveis impactos que a realização desse potencial traz para o mundo dos negócios físicos, a partir da leitura desse livro.

Com formação em estatística, não poderia deixar de compartilhar com vocês que o nome dado pelo autor a esse fenômeno dos negócios on line, retrata uma curva estatística com a seguinte caracterísitica: O prolongamento inferior da curva é muito comprido em relação ao início, a cabeça, da curva. Curvas como essa são denominadas “distribuições de cauda longa”.

No livro A Cauda Longa, Chris Anderson retrata a curva da demanda nos negócios.

Alguns itens no início da curva são responsáveis por milhões de unidades vendidas, a medida que nos deslocamos para a direita, milhares de itens são responsáveis pela venda de poucas unidades de cada mas que, se somadas, formam um nicho de mercado milionário.

A adoção da internet propiciou maior foco e deslocamento de parte da demanda do mercado de massa para o mercado de nicho, através, da facilitação (forma e preço):

  1. Anunciar seu produto/serviço de nicho custa muito pouco na internet quando comparado aos anúncios nos tradicionais canais de comunicação de massa;
  2. Com os mecanismos de busca e o marketing boca a boca, seus potenciais clientes encontrarão você;
  3. A comercialização é toda on line e, muitas vezes, sua remuneração não vem da venda direta do produto ou serviço, mas de transações indiretas que acontecem no “ambiente” em que é feita a venda;
  4. Fim dos estoques;
  5. Preço unitário inferior, mas viabilizado pelos investimentos reduzidos em marketing, estoques e distribuição.

A simplicidade com que Chris Anderson nos explica a migração da compra massificada, em que poucos itens eram responsáveis pela geração de um lucro de milhões, para a venda de poucas unidades de milhares de itens, que somados faturam milhões, fazem do “A Cauda Longa” uma leitura obrigatória para todos, mas principalmente para aqueles que desejam se inserir no mundo dos negócios on line.

Ah! Vocês também podem seguir o autor no twitter, @chr1sa.

Ótimos negócios on line!

Gostou da dica e deseja comprar o livro?

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.