Voltar

O Ingrediente Necessário, por Maria Claudia Resende Klein

O texto “O Ingrediente Necessário” é de autoria de Maria Claudia Resende Klein, convidada especial do Salada Corporativa.

Maria Claudia tem 19 anos, acaba de concluir o ensino médio pelo Colégio Santo Inácio e se prepara para prestar vestibular.

Por definição, ambição é um desejo ardente, intenso de se alcançar um objetivo. Talvez, por ser uma manifestação explosiva de vontades se torne uma faca de dois gumes. Tendo em vista somente o lado positivo, uma pessoa ambiciosa está muito próxima do sucesso.

Na vida profissional, a força de vontade e a ousadia que se atribui à ambição são características que qualquer um gostaria de ver em um funcionário. Além de ser uma alavanca que direciona as ações dos homens e os ajuda a lutar pela conquista de seus objetivos, ela determina uma autoconfiança e uma vontade de vencer indiscutíveis. Na vida pessoal não é diferente, mudando somente o objetivo. Portanto, é praticamente impossível viver sem ambição e ter sucesso.

Entretanto, se uma pessoa ambiciosa não agir com ética e integridade, estaremos bem próximos do lado negativo da ambição. Para alcançar seus objetivos o homem deve antes vencer o desafio de brilhar dentro de suas próprias limitações, ou seja, sem ultrapassar os outros. Dessa maneira, promove-se uma competição saudável tanto no ambiente de trabalho quanto na vida.

Enfim, essa característica não deve ser interpretada num tom pejorativo, mas como um combustível para a ascensão em nível individual e coletivo. Uma sociedade sem ambição é estagnada no processo evolutivo.

Maria Claudia

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.