Voltar

Buscando um novo Emprego-Faltam 16 Dias!

2º dia de handover com meu sucessor. Fico satisfeita ao perceber que adicionei mais um pessoa na minha rede de contatos, temos muitas coisas em comum e isso é um ótimo sinal. A manhã gira em torno de conversas sobre a empresa, a cultura, as pessoas, os desafios… a manhã passa rapidinho.

A parte da tarde é marcada pela chegada de uma notícia muito especial para mim, nosso posicionamento no ranking da edição de 2010 da pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens, conduzida pela Cia de Talentos, já mencionada aqui por mim. Há apenas três anos, ocupávamos a 156ª posição com cerca de 16.000 respondentes e, agora chegamos a 22ª posição no ranking, com 35.000 jovens participantes. Que belo resultado!!!!

Por trás desse resultado tem um conjunto diverso de ações para aumentar, cada vez mais, o conhecimento que as pessoas têm sobre o modelo de gestão, os valores, o ambiente e a cultura da empresa.

Quando buscamos uma empresa para trabalhar, minha crença pessoal é que, devemos dar o mesmo peso tanto para os fatores relacionados à posição, como desafios, titularidade e pacote de remuneração, quanto para o modelo de gestão da empresa, fatores que mais ou menos explicam como as coisas são feitas por ali.

Parece óbvio, certo? Mas na prática não é o que sempre acontece. Fiz muitas entrevistas de seleção e, posso garantir, que são muitas as pessoas, em diferentes níveis de cargo, que não dão a devida atenção a escolha da empresa e do chefe, escolhem a posição.

Às vezes, é nítida a sensação de que alguns candidatos não estão buscando uma nova posição em uma nova empresa, eles estão deixando a posição e empresa atuais.

Vem crescendo o número de empresas que se preocupa em atrair pessoas que entendam, antes de serem contratadas, como é a sua cultura e que estão alinhadas com seus valores. Vemos em diversas revistas uma série de iniciativas e mudanças nos processos seletivos que exemplificam isso.

Parte dessa responsabilidade é da empresa sim, e acho que elas já começaram a fazer a sua parte. Mas, acredito que a maior fatia de responsabilidade nesse processo ainda é nossa. Quanto maior o alinhamento dos nossos valores aos da empresa, maior nossa chance de entregar mais resultados, porque maior será nossa motivação e menor o nosso gasto de energia. Essas são condições muito favoráveis à obtenção de excelentes resultados e de uma ótima avaliação.

Quando nos colocamos em um processo seletivo como candidatos, é nosso dever:

  1. avaliar os reais motivos para aceitar o convite e participar do processo seletivo;
  2. estudar a empresa antes;
  3. se preparar para a entrevista, o quê exatamente quero saber;
  4. fazer perguntas sobre a cultura, os valores e o modelo de gestão aos diferentes entrevistadores;
  5. conversar com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá, e fazer as mesmas perguntas;
  6. avaliar os prós e contras antes de aceitar a proposta final.
  7. Conseguir responder o porque quero ir trabalhar nessa empresa e o quanto ela está alinhada com meus valores e meu planejamento de carreira.

Em tempos de empregabilidade no lugar de estabilidade e segurança, cabe a nós sermos os donos da nossa carreira e escolher, sempre que possível, os próximos passos para que, simplesmente, não deixemos a vida nos levar…

Termino o dia ainda feliz com a notícia do nosso posicionamento na pesquisa. Esse resultado representa, para mim, um indicador de sucesso do quanto trabalhamos para alcançá-lo. Ano que vem? A empresa tem tudo para estar entre as Top 10 do ranking. Eu? vou estar por perto, de alguma forma, celebrando e parabenizando o time.

Boa sorte!

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

4 Comentários

Claudia.
Seu blog está simplesmente LINDO! Gostei muito da apresentação e do post que acabei de ler. Parabéns!
A vida é, definitivamente, feita de escolhas. E cada um precisa mais do que nunca entender aonde se sente bem e feliz com o que faz.
Um forte abraço
Ruth Muraro

Olá Ruth,
Fico feliz demais que tenha vindo! Mais ainda que tenha gostado.
Voce nos deixa sábias palavras e eu concordo com elas, em gênero, número e grau! Adorarei publicar um texto seu, fica aqui o registro formal do convite! :o)
Abraço, Claudia.

” Sempre enxergamos o mundo editado por um conjunto definido de costumes, instituições e modos de pensar” Ruth Bebedict

Pode-se dizer que a cultura funciona como as lentes de um óculos que estruturam as percepções acerca da realidade, a cultura de uma organização é sua personalidade e se nosso perfil não está aderente a esta personalidade não teremos a percepção de realização plena.

Adorei seu texto !

Adorei sua comparacao, o óculos da cultura! Obrigada! Claudia.