Voltar

Experiência Gastronômica em Paris-Parte 10

A sequência de textos “Experiência Gastronômica em Paris” é de autoria de Mônica Pereira.

9/10/2010

Hoje eu tenho o dia todo livre, então resolvi começar pela região de Montmartre. Queria voltar na MORA para comprar minhas lâminas de cortar pão que eu esqueci de comprar antes e também queria passar na Librarie Gourmande (http://www.librairiegourmande.fr/boutique/). Para quem gosta de livros de culinária, vale muito a pena. Se você tem medo de comprar livros em viagens por causa do peso, aqui vai uma dica. Todos os livros que comprei, enviei ao Brasil pelo correio (em Paris tem um “La Poste” em cada esquina). Uma caixa com 7,5 kg (é muito livro) custa 40 euros. Voltando à Librarie Gourmande, a loja é meio confusa mas depois de um tempo você se acha. Não deixe de ir no 2º andar, lá estõão os melhores livros. A maioria dos livros é em Francês, mas no 2º andar tem uma parte só em inglês com os melhores títulos. Vale a pena! Saindo da Librarie, fui direto a uma La Poste e postei 2 caixas para o Brasil.

Depois disso resolvi dar uma passada na Louis Vuitton (ninguém é de ferro, né?). Tinha uma fila na porta que no meu caso demorou 10 minutos, mas quando saí, a fila dava volta no quarteirão! Agora eles não deixam comprar mais de uma bolsa por pessoa…. A loja estava cheia, confusa e eu arrependida, comprei uma bolsinha básica e saí correndo. Afinal, meu objetivo em Paris não é moda e sim gastronomia. Vamos a ela!

Dali fui direto para a Rue Cherche-Midi (desta vez tirei fotos da Poilâne e da Cuisine de Bar). Meu objetivo era almoçar num pequeno restaurante não freqüentado por turistas e isso é muito importante, chamado Mamie Gateaux (http://www.mamie-gateaux.com/), na 66, rue du Cherche-midi. Que graça de lugar. A dona e seus ajudantes, muito simpáticos (coisa rara por aqui), servem as pessoas e conversam, mostram os doces. Uma coisa muito especial. Além dos pratos caseiros de saladas, quiches, sopinhas, massas, tem um balcãozinho das sobremesas, bem caseiros. Tudo apertadinho, mas se estiver um dia de sol, as mesas da calçada são bastante concorridas. Voltarei lá sempre que vier a Paris. Além do restaurante, tem uma boutique e uma lojinha de coisas de cozinha antigas (tipo um brechó culinário). Na boutique as bolsas feitas a mão pela dona são encantadoras. Comprei uma para me lembrar sempre dela… Estando em Paris, não deixe de conhecer este lugar.

Dali, resolvi dar um pulo na Le Grand Epicerie de Paris, já que estava bem pertinho. Uau!!!! Por que não existe uma dessa no Brasil? Imagine um Emporio Santa Maria multiplicado por 10 em tamanho e variedade. Tem tudo que vc possa imaginar de comida do mundo todo! Provei um pain d’épices que foi o melhor que comi até hoje. Esse vale a pena comprar. Não agüentei e levei um pra casa. Na verdade trata-se de um bolo, muito tradicional por aqui. É como de fosse um pão de mel em formato de bolo, mas bem molhadinho. Não deu tempo de tirar foto dele inteiro, tamanha era minha gula. Mas tirei foto de metade dele e da caixa. Não deixe de comprar este bolo. A marca é Pain D’Épices Toussaint, vem numa caixa amarela (veja foto).

 

A noite eu tinha reservado uma mesa no Lenôtre da Champs-Elysées para jantar com a Ana (do curso). Fomos bem cedo, tomamos um bom vinho e pedimos entrada, prato principal e sobremesa. Tudo que eu comi estava maravilhoso, inclusive o pãozinho da entrada, bem quentinho e crocante. Matamos uma garrafa de Chateauneuf du pape e a Ana ainda pediu um vinho de sobremesa para ela… Um jantar muito especial para fechar minha estada em Paris. Amanhã irei para a Bélgica para um curso de chocolate na fábrica da Callebaut. Relatarei minha experiência por lá também.

 

 

 

 

 

 

Mônica Pereira

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.