Voltar

Chocolates na Fábrica Barry Callebaut, por Mônica Pereira

O texto “Chocolates na Fábrica Barry Callebaut” é de autoria de Mônica Pereira.

11/10/201

Hoje começam as aulas na fábrica da Barry Callebaut. O ônibus da fábrica passou no hotel às 8 da manhã. A fábrica fica numa cidade vizinha, menor ainda que Aalst, se é que é possível, chamada Lebbeke. Apesar do céu azul, fazia 4 graus….grrrrrrrrrr. Na parte da manhã tivemos aulas teóricas. Eles são muito preocupados com a higiene e parece que a vigilância sanitária aqui pega pesado. Assim como no Brasil. Achei estranho em Paris….muito relaxados na cozinha, pelo menos no Ritz. Lá, se eu quisesse ficar com o cabelo solto, tudo bem. Se eu fosse ao banheiro, ninguém cobrava esterilização das mãos ao voltar. Aqui a coisa é diferente. Não se pode encostar no chocolate, tudo tem que ser feito com espátulas, sacos de confeitar ou até luvas. Legal. A Callebaut tem um grande site de produção em Gana e é de lá e das regiões equatoriais de onde vem o melhor cacau. Infelizmente no Brasil não conseguimos esta qualidade ainda. O melhor cacau do mundo vem da Costa do Marfim, Java, Venezuela e Gana. Eles conseguem qualidade pelo controle de pestes, muito comum nos cacaueiros e que o Brasil ainda não consegue controlar tão facilmente. A Callebaut está montando uma fábrica em Minas Gerais, mas não poderá utilizar apenas cacau brasileiro. É uma pena.

Na parte da tarde as aulas foram práticas. Meu professor chama-se Philippe Vancayseele e é Thecnical Advisor da Callebaut. Veja ele nas fotos. Primeiro aprendemos a preparar o chocolate para ser trabalhado e depois começamos a fazer bombons. Cada um trabalhou com 10 quilos de chocolate. Fiquei meio apavorada ao ver a quantidade, mas depois ficou tudo bem. Tudo uma questão de prática.

O almoço foi na própria fábrica. Coisa simples, tirando o chocolate que é liberado….. A fábrica aqui é a maior da Callebaut. Tem 800 pessoas trabalhando, no meio de uma cidade “nada”. Deve ser por isso que existe a cidade, além da agricultura. Tem muita fazenda por aqui.

Voltei para o hotel cedo, mas fui dar uma voltinha às 18hs e já não tinha mais nada aberto. Voltei pro hotel pra experimentar o restaurante deles, um pequeno bistrô.

Mônica Pereira

Compartilhe
FacebookTwitterLinkedInPinterestWhatsAppEmail
print

Comente


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

29 Comentários

Olá Mônica, você pode me dizer onde eu compro o cacau da Barry em SP obrigada

oi gostaria de saber onde encontro o menor valor dos confeitos callebaut,obrigada!

O chocolate que tem no site da central do sabor é o quadradinho??

O pacote de 2,5 kg traz o chocolate em “gotas”, pronto para derretimento. Se for a São Paulo, não deixe de visitar a loja Central do Sabor (MetaPunto), pertinho da Estação Luz do metrô. Caso vá comprar grande quantidade, peça para falar com o pessoal do financeiro e chore por um desconto.

Olá!!
Por favor, sabe me dizer aonde posso comprar o chocolate callebaut no Rio de Janeiro?
Obrigada!
Bjs

Olá, Monique
Eu compro Chocolate Callebaut no ATELIER DA GULA, em Copacabana, rua Barão de Ipanema, 94 loja 106. Lá, eles tem uma grande variedade do chocolate e produtos para confeitagem.
Você vai adorar a loja!!!!!!!!!!
Lívia

No Atelier da Gula os produtos são caríssimos e o atendimento pésssimo, não sei como sobrevive com um atendimento tão ruim. Só mesmo pelos bons fornecedores.

Também concordo com a Izabela e não consigo me conformar que só existe um lugar no Rio de Janeiro inteiro para comprar tais produtos!
O atendimento lá é péssimo!

Boa noite a todos.
Encontrei o ovo de chocolate da Barry no Farinha Pura – Cobal – Humaitá – RJ – em março de 2012.

Abrç
Espero ter ajudado.

poderah comprar no ATELIER DA GULA EM COPACABANA, ou www atelier da gula.com.br, por favor mencione que foi a CHEF LINA que indicou, beijos… linasweetqueen.blogspot.com

Oi gostaria de saber como eu compro copinhos de chocolate, trufas ocas da callebaut . Eu comprei em campinas na discamp, é uma distribuidora mas eu moro em Chapecó sc, e essa distribuidora não vende online.

Olá, gostaria de saber onde encontro esse chocolate em Brasília, pois a central do Brasil não entrega tudo que preciso. Obrigada.

Olá, poderia me informar onde encontro chocolate em pó callebaut em Belo Horizonte?

Abraço,

Andreza

Boa tarde

Gostaria de saber se vocês tem contato próximo a Campinas/SP dos fornecedores.

Abraços

Deuslane

Ana Laura e Isabela tbem concordo com vc. essa loja atelier da gula no rj é carissima e as donas mal educadas por demais. Eu prefiro pagar remessa de correios e comprar na central do sabor ou na bondinho. Por as duas que atendem no atelier da gula são por demais de mal educadas. Grossas.

no rio tem também na http://www.renatasdecoracoes.com.br, fica na penha, lá é o lugar mais barato que já vi ate agora, não sou cliente, mas tenho algumas conhecidas que são, ou em são paulo compro na loja santo antonio no tatuapé, lá também é mais em conta

Outro dia arrisquei a ir no tal Ateliê da Gula, no Rio de Janeiro, por falta de opção e fiquei chocada com a MÁ VONTADE! Estava chovendo mto e cheguei lá 18h34. A loja fecha às 18h30 e ninguém quis me atender. Eles estavam dentro da loja e o cara de lá de dentro de recusou a vir falar comigo, só fez que não com o dedo! Não se deu ao trabalho de ir lá falar: “desculpa, mas infelizmente…”. Não falou nada! FEZ QUE NÃO COM O DEDINHO E VIROU A CARA PRA MIM POR CAUSA DE 4 MINUTOS. Sinceramente, nunca mais volto lá e espero que eles se deem mto mal até aprenderem a tratar cliente.

queria muito aprender a fazer essas esferas pequenas, são lindas demais, pena no brasil não haver curso da callebaut